Afinal, como funciona este Programa?

  • Blue icon

    1º Passo: Identificação do projeto - Vamos começar? 

    Este passo tem como objetivo identificar as características do empreendimento e do empreendedor. O foco desta orientação é definir como será organizado o empreendimento. As informações coletadas são referentes à: dados do empreendedor; experiência sobre o manejo florestal; forma jurídica do empreendimento; relação com a terra; informações sobre a propriedade de plantio; atual utilização da área; estimativa de capital investido; fonte de recursos; período para implantação do empreendimento florestal.

  • Blue icon

    2º Passo: Mercado e Produto - Qual árvore devo plantar?

    Esta seção é destinada a obter parâmetros para estimativas de precificação do produto e de custos de aquisição de insumos e serviços. Após identificar a estruturação inicial do projeto, o 2º passo visa auxiliar o empreendedor na indicação de dados a serem coletados: destino da comercialização da madeira; determinação e escolha de espécies de manejo; expectativa quanto o valor da madeira nobre no futuro; distância da área de plantio em relação ao mercado consumidor; distância da área de plantio em relação aos materiais necessários para o manejo florestal; estimativa de investimentos para contratação de mão de obra e locação de maquinários necessários para operacionalização do empreendimento.

$5hw85rw4blj
  • Blue icon

    3º Passo: Quais são os materiais, equipamentos e mão-de-obra necessários?

    O 3º passo diz respeito aos aspectos técnicos preliminares: elaboração do projeto (determinação do responsável); investimento para treinamento e capacitação da equipe; realização e orientação quanto o processo de coleta de solo para determinar as correções necessárias. Estas informações ajudam o gestor a identificar todas as atividades necessárias para o sucesso da floresta, desde a avaliação técnica inicial até o manejo a campo.

  • Blue icon

     4º Passo: Operacionalização do reflorestamento - Como fazer?

    O 4º passo do Programa visa estimar a necessidade de insumos, materiais, mão-de-obra e prestadores de serviços. Neste sentido, visa levantar informações como: determinação de área tratorável/mecanizável; determinação de áreas com necessidade de retirada de tocos; determinação de área com necessidade de realização de limpeza de material vegetal. Paralelo, busca também por informações sobre a mão-de-obra operacional; instalação de estrutura de área de convívio e galpão. Esta fase de operacionalização do reflorestamento busca por informações da área, como: ocorrência de pragas; concentração de elementos do solo; perfil do empreendimento quanto a investimentos de adubos e corretivos.

$k4bgsv3r1vp

Considerações finais

 

Após o repasse das informações, o Programa FaçaFloresta 1.0 realizará a validação dos dados e lhe fornecerá as planilhas. Assim, você (empreendedor) terá um documento que organizará e coordenará todas as      etapas preliminares quanto a criação da floresta.

 

 

 

Faça Florestas

- Organize todas as etapas preliminares do empreendimento florestal;
- Entenda as análises chave para implantação de florestas nobres;
- Receba acompanhamento do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF).